segunda-feira, 15 de outubro de 2012

3.5 Impressões sobre alguns sites (repositórios) visitados

1. Site do Porta Curtas: http://www.portacurtas.com.br e http://www.curtanaescola.org.br/

Os sites são extremamente úteis para nós professores, há vídeos que podem ser empregados nas aulas de todos os conteúdos e sobre os mais variados assuntos. É possível votar e eleger os melhores curtas, também pode tecer comentários que ajudarão outros usuários a escolherem mais facilmente dentre todos os vídeos os que mais lhes interessa.Vale à pena conferir e usar essas importantes ferramentas de entretenimento com fim pedagógico. É fácil realizar o cadastro como professor para ter acesso a todo o conteúdo pedagógico. Basta criar um cadastro único que servirá para ambos os sites. 

2. Site Youtube: www.youtube.com

O site Youtube também traz vídeos diversos sobre todo tipo de assunto. Receitas, vídeo-aulas, tutoriais de programas de computador, tutoriais gerais sobre tecnologias, clips musicais, trechos de entrevistas e programas televisivos já exibidos, etc. Por meio de uma busca podemos encontrar centenas e milhares de vídeos bastante esclarecedores, sendo que muitos também podem ser usados para ilustrar nossas aulas.

3. Site Cineduque - Cinema e Educação: http://www.cineduc.org.br/

Fornece cursos, oficinas e exibe filmes há 40 anos para várias instituições públicas e privadas que valorizam a importância das linguagens audiovisuais. Oficinas de filmagem, roteiro, fotografia, técnicas de animação e outras são ministradas pela equipe do Cineduc, inclusive para professores, para que possam multiplicar esse conhecimento em suas escolas. Todos os educadores e instituições deveriam participar e difundir os conhecimentos adquiridos para toda a comunidade escolar.

4. Site Mnemocine: http://www.mnemocine.com.br/

O site funciona como instrumento de apoio a estudantes, pesquisadores e professores que se interessam por fotografia, cinema e todos os recursos audiovisuais. Além de divulgar o trabalho de cineastas, o site também funciona como um repositório no qual é possível ter acesso à história e memória do cinema, fazer pesquisas, ler teses sobre cinema, realizar cursos, etc. Por isso também pode ser amplamente usado no processo educacional como um todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário