domingo, 21 de outubro de 2012

4.3 Descrição de experiência com projetos em sala de aula envolvendo o uso de tecnologias



Projeto: Artrópodes

Disciplina: Ciências

Turma: 7º ano

 

Obs: Projeto descrito integralmente na atividade 4.5


 
Para execução do projeto foram trabalhados:

  • Socialização – trabalho em grupo.
  • Leitura e escrita – para elaborar o resumo a ser distribuído aos colegas e escrito nos cartazes.
  • Pesquisa – para determinar o assunto para cada grupo, além de seleção dos conteúdos mais relevantes em relação ao tema.
  • Oralidade – apresentação do trabalho para a classe.
  • Organização – das informações pesquisadas.
  • Conhecimentos de digitação e utilização de e-mail, além de criação de contas de e-mails para os alunos que não as possuíam.

Os conteúdos trabalhados se integram ao currículo de Ciências e Português, uma vez que envolveram pesquisa, leitura, escrita e oralidade.

As mídias utilizadas foram o computador/internet para a realização do trabalho de pesquisa, bem como para a digitação dos resumos, que foram enviados via e-mails e trocados entre os diferentes grupos. Aos alunos que não possuíam e-mail, foram dadas as devidas orientações para que fossem criados no Laboratório de Inclusão Digital. Alguns também utilizaram pendrive para copiar o material.
 
Pesquisaram, ainda, imagens que deveriam ilustrar o trabalho, realizaram fotos e filmagens de artrópodes, para ilustrar a apresentação, que foi feita no programa BrOffice Impress, do Linux. Houve a utilização de notebook e datashow para exibição do filme Vida de Inseto.
 
O resumo elaborado por cada grupo foi impresso e entregue para os demais colegas no dia das respectivas apresentações. Também foram confeccionados cartazes com as informações e imagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário