quinta-feira, 25 de outubro de 2012

4.7 Conceito de currículo e processo de integração de tecnologias ao currículo


Conceito de currículo e o processo de integração de tecnologias ao currículo, seguindo as orientações para a realização da mesma.

O que é currículo?

Quais as contribuições das tecnologias ao desenvolvimento do currículo?

Como integrar efetivamente as tecnologias ao desenvolvimento do currículo?

Como desenvolver projetos no âmbito do currículo?

O currículo trata da programação de um conjunto de matérias ou curso, traz em seu bojo informações sobre o que será aprendido, ensinado, avaliado e os meios ou recursos para a consecução dos objetivos traçados.
Com o advento das tecnologias e com todas as possibilidades de interação entre as pessoas e, consequentemente de disseminação das informações, fica patente que acabou o monopólio da escola sobre os saberes. O saber institucionalizado da escola foi pensado para um modelo estático, escrito impresso, num contexto em que as mudanças aconteciam devagar. É preciso se integrar o currículo à tecnologia de forma que a meta não seja ensina apenas, mas fazer com que as pessoas aprendam e a escola não é o único meio para se chegar ao aprendizado. A tecnologia faz com que abordemos a informação de forma interativa e ilimitada.
Penso que ainda estamos no início dessa construção e que anda não há um projeto pedagógico que corresponda totalmente às novas tecnologias, tudo é ainda muito novo, professores ainda não estão capacitados, não há investimento suficiente, porque tecnologia ainda custa caro. A estrutura da escola e do currículo não foi pensada para uma realidade tão dinâmica, as habilidades trabalhadas na escola são fundamentais, mas insuficientes para os dias de hoje. Para Pierre Lévi, todos queremos compreender aquilo que nos interessa e não ficarmos presos a uma disciplina, currículo ou diploma. Isso explica bem o desinteresse por parte dos alunos, uma queixa constante entre os professores.
Segundo Lévi, quando a fonte de informação é uma só não temos como verificá-la, ao contrário, com a tecnologia podemos ter acesso a um infinito de informações deixadas por outras pessoas. Explica ainda que a biblioteca também é uma fonte onde podemos buscar informações, mas não é tão interessante e atrativa, sobretudo com as possibilidades oferecidas pelos hipertextos.
A educação a distância é um ótimo exemplo a ser citado, onde são testadas e experimentadas em primeira mão novas técnicas pedagógicas que contribuem para integrar a tecnologia ao currículo. Muitos projetos são desenvolvidos hoje no âmbito do currículo de modo a contemplar a tecnologia e a mesclar aspectos do ensino a distancia ao ensino presencial, seja pro meio de vídeo aulas, vídeo conferências via satélite, plataformas moodle, dentre outros recursos. Essa parece ser uma tendência interessante e aponta para uma das formas de se acompanhar as rápidas transformações por que passa a sociedade global.

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